top of page

vacinas

Confira o guia prático para não ter contratempos no aeroporto:

1. Por que alguns países exigem vacinação?

Diferentemente do que muitos pensam, a maioria dos países que exige vacinação o fazem para precaver que visitantes tragam doenças, e não pelo território apresentar riscos de contaminação. E o Brasil, sob o olhar estrangeiro, não é a mais salubre das nações.

2. Quais vacinas são obrigatórias?

A única vacina que, em escala mundial, é obrigatória é a da Febre Amarela, uma doença infecciosa grave e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). É mais comum em países da América do Sul e Central, assim como em algumas regiões da África.

Por não haver cura, a prevenção da Febre Amarela é de extrema importância quando em áreas de risco: além da vacinação, deve-se usar repelentes e telas e não acumular água parada.

 

   

Vacinação

3. Quais são as vacinas recomendadas para quem vai viajar?

Certas vacinas são recomendadas quando se visita alguns países ou regiões, principalmente zonas rurais, florestas e todos os lugares de grande contato com a natureza. Dessa forma, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda que o viajante tenha sempre em dia as vacinas para:

  • Febre amarela

  • Tétano

  • Difteria

  • Hepatites A e B

  • Tríplice Viral (que protege contra Sarampo, Caxumba e da Rubéola)

  • Antirrábica (protege contra a raiva eventualmente transmitida em mordida de cachorros, ratos e morcegos. Pode ser útil)

 

4. Quais países e locais exigem ou recomendam vacinação?

Centenas de países exigem vacinação e ocasionais surtos alteram as regras constantemente, mas você pode consultar direto nas seguintes páginas:

  1. Anvisa – países que exigem vacinação: página do sistema de emissão da Carteira Internacional de Vacinação, onde é possível pesquisar as exigências de cada país. Basta clicar na aba “Exigências de Viagem” e selecionar o país para o qual você pretende viajar.

  2. OMS – países que exigem vacinação contra a febre amarela: lista disponibilizada anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

     

       Já, internamente, no Brasil, recomenda-se a vacina da febre amarela para áreas de matas e rios na região Norte e Nordeste devido ao clima.

Mais recentemente, em razão de surtos localizados em zonas rurais dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo, a vacina tem sido recomendada para o interior da região Sudeste.

5. Como faço para me vacinar? 

As vacinas, de modo geral, podem ser aplicadas em postos de vacinação ou em clínicas particulares. A vacina contra a Febre Amarela, gratuita, é tomada numa dose única e dura a vida toda.

6. Quanto tempo antes da viagem eu devo tomar a vacina?

As regras mudam para cada país, mas a recomendação da Anvisa é que qualquer vacinação seja realizada preferencialmente de seis a oito semanas antes da viagem e, no máximo, 4 semanas antes.

Atente também para o período de imunização! No caso da febre amarela, o período de imunização é de 10 dias após a vacinação, ou seja, você deve tomar a vacina, no mínimo, 10 dias antes da sua viagem.

E se a sua viagem for para o exterior, não esqueça de fazer o Certificado Internacional de Vacinação da Anvisa. O comprovante simples de vacinação ou a Carteira Nacional de Vacinação não são válidos fora do território nacional.

Respeite esse prazo de imunização e a certificação internacional: as cias aéreas podem negar o embarque ou desembarque de passageiros que não cumpram os requisitos da vacinação.

7. Como fazer o Certificado Internacional de Vacinação?

Desde janeiro de 2019, temos duas formas de solicitar Certificado Internacional de Vacinação: presencialmente ou online. Confira!

Solicitação presencial do Certificado Internacional de Vacinação

  1. Vacine-se e guarde o certificado de vacinação.

  2. Busque o Centro de Orientação ao Viajante da Anvisa mais próximo a você. Para agilizar o seu atendimento, entre no site da Anvisa e realize um pré-cadastro.

  3. Agora basta levar seu comprovante de vacinação e seu documento de identidade no Centro de Orientação ao Viajante da Anvisa escolhido e emitir o seu certificado.

 

Em alguns postos, é possível fazer a vacinação e o certificado no mesmo lugar. Basta conferir na lista de Centros de Orientação ao Viajante da Anvisa: os centros de gestão privada (identificados como PRIVADO ou SMS) emitem o certificado para viajantes vacinados no próprio local; os Centros da ANVISA apenas emitem o certificado, mas não realizam a vacinação.

Solicitação online do Certificado Internacional de Vacinação (desde janeiro de 2019)

  1. Vacine-se e guarde o certificado de vacinação.

  2. Cadastre-se no Portal de Serviços, usando seu número de CPF e email.

  3. Preencha um formulário do site e encaminhe uma foto ou um arquivo digitalizado do RG e do comprovante nacional de vacinação (o comprovante que você recebeu após a vacinação).

  4. Seu processo será analisado pela Anvisa, e, se aprovado, você recebe um email, em até cinco dias úteis, com o certificado internacional.

  5. Pronto! Imprima o cartão e assine no local indicado.

Fonte: Skyscanner

bottom of page