ANIMAIS A BORDO
Para viajar de avião com seus animais de estimação, antes de qualquer coisa, tenha em mente que o passeio será uma grande mudança para o animal, já que ele sente mais as condições climáticas e o desconforto dos deslocamentos. Longos trechos podem causar diarreia e vômito nos animais.
Em voos domésticos, você deve estar munido do Certificado Sanitário dos animais, obtido por meio de uma consulta com seu veterinário de confiança e válido por três dias, por animal. No certificado, deve constar raça do animal, nome, origem do animal (informações do pedigree, se houver), avaliação geral, nome do dono, e carteira de vacinação em dia. Destinos internacionais exigem que os animais também tenham um tipo de visto, o Certificado Veterinário Internacional (CVI). Para consegui-lo, é necessário marcar uma consulta com um veterinário do Ministério da Agricultura que atenda no aeroporto do voo de origem e levar o Certificado Sanitário completo. Para alguns destinos, principalmente europeus e Japão, é preciso que seu animal tenha um microchip nos padrões ISO 11784 e ISO 11785.
Antes do percurso, o animal pode ser tranquilizado, porém, isso depende da regra da companhia aérea. Com esse procedimento, ele não necessitará de outros medicamentos e ficará seguro por cerca de 10 horas.
A permanência de animais dentro da cabine de passageiros só é permitida embaixo da poltrona. Normalmente, as empresas aéreas aceitam apenas um ou dois animais dentro da cabine. Uma vez que esse número seja atingido, os outros passageiros com animais devem despachá-los pela bagagem de porão.
Lembre-se de que cada companhia aérea tem sua particularidade, e que é essencial avisar da necessidade desse transporte de animais na hora da compra de passagem aérea.
-
Cão-guia
O animal deve ser transportado com coleira gratuitamente e ao lado do assento do dono, no chão da aeronave. A necessidade desse transporte de animal deve ser comunicada com antecedência à companhia aérea e o assento é escolhido pela própria companhia. O dono deve estar munido de toda documentação do animal. O mesmo serve para qualquer outro animal-guia.
Não se esqueça de conferir o site da companhia aérea para demais informações.
Fonte: Edestinos